Guia CRUZANDO MUNDO – O Melhor da Gastronomia de Campos do Jordão

Em nossa última estada em Campos do Jordão, no mês de setembro, tivemos o privilégio de acrescentar à nossa lista mais alguns restaurantes que oferecem o melhor da gastronomia da cidade. Desta forma, criei um guia gastronômico para facilitar a sua escolha. Vila Chã Este é o endereço para apreciar a autêntica cozinha portuguesa temperada com os melhores ingredientes dos produtores da Serra da Mantiqueira. Os produtos chegam ao restaurante e são elaborados em pratos assinados pelo chef Nelson, proprietário do restaurante. Avenida Engenheiro Diogo de Carvalho, 99 – Capivari, Campos do Jordão – SP Tel.: +5512 3663-4702 restaurante@vilacha.com.br http://www.vilacha.com.br/ Bar e Restaurante Vemaguet 67 Gastronomia de boteco e charme vintage com excelentes cartas de vinhos, cervejas, cachaças e drinks originais. Um espaço elaborado para proporcionar descontração para um bom papo com boa bebida e um cardápio bem elaborado com pratos, porções e sanduiches originais. Rua Djalma Forjaz, 140 – Capivari – Campos do Jordão Tel.: +55 12 3663-3239 La Gália Inspirado nas histórias de Obelix e Asterix, o La Gália é especializado em carnes exóticas como o Javali, Avestruz, Faisão, Galinha d’Angola entre outras. No cardápio destacam-se o Javali assado a Obelix, a Avestruz Grelhada e o Faisão nas Olivas, mas o cardápio também contempla o tradicional bacalhau norueguês, a Truta da Mantiqueira, grelhados especiais com cortes nobres de Gado Angus, além das Fondues, fazendo com que sejam perfeitos os momentos de puro deleite gastronômico. A carta de vinhos oferece rótulos para perfeita harmonização com qualquer um dos pratos exóticos. Av. Macedo Soares, 340 – Vila Capivari, Campos do Jordão – SP, 12460-000 Tel.: +55 12 3663-2993 info@lagalia.com.br...
Vila Chã – Culinária portuguesa na Montanha

A culinária portuguesa marca sua presença em Campos do Jordão pelas mãos do chef Nelson em um dos melhores endereços da gastronomia na cidade. Os nobres e tradicionais ingredientes dos pratos lusitanos são preparados com os ingredientes naturais e orgânicos que os produtores da região fornecem ao restaurante. Essa parceria garante os melhores e mais frescos insumos ao restaurante e uma permanente atividade aos pequenos produtores rurais. A aconchegante e tradicional decoração do Vila Chã nos transporta para uma pequena aldeia portuguesa. Fomos recebidos pelo maitre que nos acomodou em uma ótima mesa e nos ofereceu deliciosos bolinhos de bacalhau como entrada. A sugestão para o prato principal foi a “Truta à Belle Meunière” acompanhada por um excelente vinho português. No Vila Chã é possível comer o tradicional bacalhau, a fantástica truta da região e os famosos doces portugueses, além de vários outros pratos fantásticos, à la carte, harmonizados com os melhores vinhos da Terrinha! O atendimento é excelente, a apresentação dos pratos também e chegam à mesa rapidamente. Endereço: Avenida Engenheiro Diogo de Carvalho, 99 – Capivari, Campos do Jordão – SP Tel.: +5512 3663-4702...
Londres – Passeio de barco pelo Tâmisa

Passear de catamarã pelo rio Tâmisa é um dos programas que não se pode deixar de fazer em Londres, mesmo que alguns trechos sejam extremamente agradáveis quando feitos a pé. É o caso do percurso entre a Tate Britain e a Torre de Londres, onde se pode ver grande parte dos atrativos imperdíveis da cidade. Caminhar pelas margens do Tâmisa, principalmente em dias de sol, ainda que seja inverno, é um dos melhores programas na cidade. Entretanto, pegar um catamarã e cruzar Londres até Greenwich é indispensável, principalmente se for a primeira vez na cidade. Além do mais, é a maneira mais prática e agradável de chegar ao Meridiano e ao Observatório Real. Várias empresas oferecem o passeio e o melhor é comprar o “River Roamer”, o passe de dia inteiro que dá direito a desembarcar em qualquer píer, visitar a região e os atrativos que lhe interessem e embarcar novamente em outro barco da mesma empresa. Apesar da tentação de passar horas em um determinado lugar, lembre-se que o passeio é ideal para dar uma visão geral dos atrativos e proporcionar que se conheça vários lugares em um mesmo dia, otimizando o tempo. É importante que se escolha uma ou outra atração mais demorada para visitar com calma e deixar as demais para retornar outro dia. Minha dica é começar o dia cedo! Antes de pegar o catamarã, sugiro que inicie visitando a Tate Britain (aberta a partir das 10h) e depois caminhe pela margem do rio, passando pelo Parlamento e pelo Big Ben até chegar a Catedral de Westminster. Visite a Catedral e ao sair siga para...
Dedo de Moça – Gastronomia mineira com originalidade em São João del Rei

Fomos jantar no restaurante Dedo de Moça por indicação da recepção da Pousada Beco do Bispo e, logo na chegada, o restaurante nos impressionou pela decoração linda a luz de velas e pelo atendimento diferenciado da proprietária Ana Cristina Pires. A noite, em São João del Rei, estava muito agradável e não fazia muito frio, portanto, escolhemos uma mesa na varanda, a meia luz. O Dedo de Moça oferece a tradicional culinária mineira com requinte, originalidade e um toque contemporâneo. A apresentação dos pratos é impecável e elegante. Pedimos à proprietária, que é também a chef do restaurante, que nos sugerisse entradas e pratos, uma vez que o cardápio oferece muitas novidades que gostaríamos de experimentar. Ana Cristina nos apresentou, então, quatro pratos premiados em dois anos do Festival Gastronômico Happy Hour: “Acarajé mineiro” (primeiro lugar em 2013), “Polentinha com rabada e agrião” (segundo lugar em 2013), “Filetes de frango ao requeijão de raspa” (segundo lugar em 2014) e “Dadinhos de queijo com tapioca” (terceiro lugar em 2014). Como não daria para experimentar todos, escolhemos o “Acarajé Mineiro”, que são os tradicionais bolinhos de feijão fradinho acompanhados por quatro molhos com ingredientes mineiros. As sugestões de pratos principais também nos surpreenderam! Eu quis experimentar o “Filé com purê de banana da terra e queijo coalho frito”, que foi, sem dúvida, um dos pratos que mais me impressionaram em um restaurante. O Paulo topou a proposta do “Filé ao molho de pimentas de cheiro” que estava um espetáculo também. Para nos encantar ainda mais com a culinária mineira, Ana Cristina nos ofereceu uma degustação de um queijo local fantástico, enquanto...
Essaouira – Uma cidade multicultural

Essaouira, que antigamente era chamada pelo nome português Mogador, está localizada no sudoeste de Marrocos, mais precisamente, na costa Atlântica marroquina e é conhecida como a cidade dos ventos, devido aos fortes ventos que vêm do oceano. A cidade parece exercer um fascínio por sua autenticidade, por sua originalidade e pelo encantamento provocado pelo vento que sopra forte por entre as ruas e as vielas da Medina. O balneário está fora do roteiro turístico de massas e isso, tornando-o um ótimo destino. Fomos de carro para Essaouira e passamos o dia nesta cidade linda que está na lista Patrimônio Mundial da UNESCO, desde 2009, devido à importância do seu conjunto histórico. Saímos cedo de Marrakech e seguimos, pelos 176 km, até Essaouira com uma paisagem desértica e fascinante a nossa volta. Passamos por vários pastores com suas ovelhas ou seus rebanhos de cabras, casinhas isoladas e algumas cidades pequenas pela estrada. A vida pelo interior do país parece estar parada em algum século distante, mas ao mesmo tempo ícones do presente moderno nos trás a realidade. Cerca de três horas depois chegamos ao destino, após fazermos algumas paradas pela estrada, inclusive em uma cooperativa de mulheres que produzem artigos com o óleo de Argan, o “ouro do Marrocos”. Essaouira é considerada uma das cidades litorâneas mais agradáveis do país, devido aos extensos areais, praias desertas, dunas e o seu pitoresco centro histórico. Também é muito procurada para a prática de esportes de vela, surf, wind-surf e kite-surf, devido aos fortes ventos marinhos. É fácil alugar equipamentos para a prática desses esportes nas escolas de surf. A fama de Essaouira...