Londres – Passeio de barco pelo Tâmisa

Londres – Passeio de barco pelo Tâmisa

Passear de catamarã pelo rio Tâmisa é um dos programas que não se pode deixar de fazer em Londres, mesmo que alguns trechos sejam extremamente agradáveis quando feitos a pé. É o caso do percurso entre a Tate Britain e a Torre de Londres, onde se pode ver grande parte dos atrativos imperdíveis da cidade.

Caminhar pelas margens do Tâmisa, principalmente em dias de sol, ainda que seja inverno, é um dos melhores programas na cidade. Entretanto, pegar um catamarã e cruzar Londres até Greenwich é indispensável, principalmente se for a primeira vez na cidade. Além do mais, é a maneira mais prática e agradável de chegar ao Meridiano e ao Observatório Real.

Várias empresas oferecem o passeio e o melhor é comprar o “River Roamer”, o passe de dia inteiro que dá direito a desembarcar em qualquer píer, visitar a região e os atrativos que lhe interessem e embarcar novamente em outro barco da mesma empresa.

Apesar da tentação de passar horas em um determinado lugar, lembre-se que o passeio é ideal para dar uma visão geral dos atrativos e proporcionar que se conheça vários lugares em um mesmo dia, otimizando o tempo. É importante que se escolha uma ou outra atração mais demorada para visitar com calma e deixar as demais para retornar outro dia.

Minha dica é começar o dia cedo!

Antes de pegar o catamarã, sugiro que inicie visitando a Tate Britain (aberta a partir das 10h) e depois caminhe pela margem do rio, passando pelo Parlamento e pelo Big Ben até chegar a Catedral de Westminster.

unnamed (1)

Tate Britain

053

Big Ben

2

Catedral de Westminster

Visite a Catedral e ao sair siga para a ponte Westminster, em frente ao Big Ben.

Atravessando a ponte chega-se a London Eye e, se o dia estiver bonito, acho que vale a pena andar na roda gigante e fazer umas fotos do alto. Nesse caso, o ideal é que já tenha comprado o ingresso (pode adquiri-lo pela internet – veja os tipos de ingresso) para evitar fila.

unnamed (7)

London Eye

Pegue o barco no Waterloo Pier, em frente a London Eye.

unnamed (5)

Waterloo Pier

O cruzeiro começa passando pelo Shakespeare Globe e Tate Modern, á direita (margem sul), e pela Catedral de St. Paul, à esquerda. Essas atrações devem ser visitadas na volta.

Southwark_reconstructed_globe

Shakespeare Globe

062

Catedral de St. Paul

A próxima parada é o píer da London Bridge, onde eu aconselho que desembarque e caminhe em direção à Tower Bridge, um dos cartões postais mais emblemáticos de Londres.

unnamed (11)

London Bridge

unnamed (4)

Tower Bridge

Nesta parada pode-se ver o HMS Belfast, navio da II Guerra Mundial que hoje é um museu aberto para visitação e a prefeitura de Londres, um prédio moderno em forma de capacete. Depois da Tower Bridge, chega-se ao museu do Design, uma ótima opção para os interessados pelo tema.

unnamed (9)

HMS Belfast

unnamed (3)

Prédio da prefeitura de Londres

Atravesse a Tower Bridge para o outro lado do rio e siga para a Torre de Londres, fortaleza riquíssima em história e onde se encontram, entre outras coisas, as jóias da rainha. A Torre de Londres é uma das atrações mais importantes de Londres.

unnamed (10)

Torre de Londres

Após a visita, pegue o barco no píer da Torre.

unnamed (8)

No interior do catamarã

O centro empresarial Canary Wharf é a próxima atração a ser avistada e, em cerca de 20 minutos o barco chega ao destino. Em Greenwich, passeie pelo Observatório Real, pelo Painted Hall, aprecie a magnífica vista de Londres e tire a tradicional foto com um pé em cada meridiano.

5b30f693aedad7721ae7d10a09ce921f

Observatório Real

250px-GB_London_Greenwich_Zero_meridian

Meridiano de Greenwich

Ao sair de Greenwich, o barco faz a volta na O2, a arena de eventos de Londres, e retorna. Este é o momento de descer em Canary Wharf para conhecer o centro empresarial e comercial de Londres. É um excelente exemplo de como a arquitetura moderna se harmonizou perfeitamente à histórica.

O2 Arena, Greenwich, London

O2 Arena

A última parada é no píer Bankside, onde deve-se descer para visitar a Tate Modern e o teatro Shakespeare Globo. Em seguida, atravesse a ponte do Milênio para visitar a Catedral de St. Paul, outro ícone da cidade por ter sido onde foi realizado o casamento de Charles e Diana.

millennium-bridge-london

Millennium Bridge e St Paul Cathedral

Thames Clipper Adult River Roamer:

Válido de segunda a sexta das 9:00 às 22:00 e aos sábados e domingos das 08:00 às 22:00.

Preço: £16,50 (Quem tem um Travelcard ou Oyster, paga 1/3 a menos nas tarifas, se for usar no dia: £ 11,00).

As passagens podem ser adquiridas nos barcos, nos píeres ou on line.

Passaeio de catamara no Tamisa

Itinerário

 

Os preços colocados neste post estão atualizados até outubro de 2014.